História da SGPC. Superintendência Geral de Polícia Civil

Imprimir

 

SUPERINTENDÊNCIA GERAL DE POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS

                                                                                         

            Era Localizada em ponto privilegiado na capital mineira, na Praça da Liberdade, ao lado do imponente prédio projetado por Niemeyer, conhecido por ter sido residência de Tancredo Neves. A SGPC ficava no 3º andar da bela peça arquitetônica dos anos 30, com suas diversas seções para atender aos policiais nos aspectos operacionais em todo o estado. 

 

              A SGPC teve grande atuação operacional no período do governo militar e pós militar, realizando planejamentos diversos do aspecto operacional da Polícia Civil. Foram muitas operações e diligências por todo o estado de Minas gerais e outras unidades da federação.

 

               Alguns superintendentes se notabilizaram à frente da organização e gestão operacional e aqui são destacados.

 

Superintendente Thacyr Omar Menezes Cia

         

             Com mão de ferro e rigor nas ações de repressão à criminalidade, foi um ícone que merece destaque na história policial de Minas Gerais. Foi superintendente no período de grandes avanços e mudanças na metodologia policial, sendo secretário de segurança o Coronel de Exército, Vinicius Alves da Cunha, um administrador de vanguarda.

 

           Painel com fotos de Cid Nelson Safe, coordenadores Delegados Manoel Jacinto, Ithamar Tiago. Paulo Schettino e policiais da SGPC.

 

             Outros superintendentes lhe sucederam, mas vamos destacar prioritariamente, aqueles que

 

Superintendente Elson Matos

           Levou para a SGPC toda a bagagem e experiência de delegado chefe do DEOESP, onde atuou na repressão aos sequestros em Minas Gerais. A sua excelência policial, lhe deu a justa condição de gerir uma das melhores polícias do país.

   

 

 Superintendente José Arcebispo

              A gestão do superintendente José Arcebispo foi marcada por muita movimentação na área operacional da PC, por seu perfil investigativo e operacional, trazidos de grande experiencia no longo período de atividades nas antigas Delegacia de Homicídios e Divisão de Crimes Contra a Vida.

As fotos abaixo registram aquele período, principalmente momentos de descontração e encontros de Delegados Regionais, policiais da SGPC, amigos e familiares, marcando o lado fraterno naquela superintendência.

 
 

 

DILIGÊNCIAS PELA SGPC

          A Superintendência Geral tinha como finalidade principal a área administrativa e coordenação de todas as unidades e órgãos policiais sob sua responsabilidade em todo o estados de Minas Gerais. Atendia às solicitações de apoio das Delegacias Regionais, através de envio de equipes especializadas, fornecimento de armas e munições, diárias, além de busca da defesa dos interesses institucionais. Na década de 70, o superintendente Thacyr Menezes inovou as atividades e dispunha de equipes operacionais que deslocavam para o interior de MG para atendimento às muitas questões e dificuldades encontradas pela Polícia Civil. Outros superintendentes que assumiram após Thacyr não adotaram o mesmo perfil e a Superintendência Geral voltaria a adotar procedimentos administrativos/operacionais a partir de 2003, nas gestões de dois delegados que tinham em sua essência a operacionalidade policial. Elson Matos e José Arcebispo. Inúmeras diligências e operações foram desenvolvidas e aspectos positivos de resultados foram contabilizados à Polícia Civil. 

          Registramos algumas dessas diligências e operações, sabendo que muitas ficarão sem a devida publicidade em razão, conforme já mencionamos, da falta de interesse dos administradores da Polícia Civil na guarda do acervo de sua história.

                                           GGIR                                                                                                  AÇÕES COM MP /SEF

 

 Operação Celulose

 

 Operação Fortaleza

 

SÃO GOTARDO/FRUTAL

Uma onda de roubos a bancos e carro forte ocorreram no período de administração Elson Matos/José Arcebispo, com veículos dinamitados, vigilantes e policiais assassinados, sequestro de autoridades durante os eventos criminosos, desafiando a polícia mineira acintosamente. A resposta rigorosa foi dada conforme pode ser visto em várias seções deste site, com participações da Superintendência Geral, Delegacia de Repressão ao Roubo a Bancos, GRE, Apoio Aéreo, DEOESP e policiais do interior de Minas.

 

Operação em Mutum.

          Equipe da Superintendência Geral foi designada para inibir a violência durante o pelito eleitoral de 2004, na cidade de Mutum. O clima era tenso na cidade que já tinha fama de assassinatos em período eleitoral, incluindo nesse rol, a morte de um prefeito de Mutum. A equipe trabalhou diuturnamente na cidade e nos cantões da zona rural de Mutum, parando veículos e fazendo blitz ininterruptas, deixando um saldo positivo de zero ocorrência grave no período, apesar das ameaças que antecederam a chegada dos policiais.

 

           Operação Zumbi:

           Nome dado em referência aos mortos que continuavam recebendo dos cofres públicos após seus falecimentos. Uma parceria entre a SGPC e a SEPLAG com resultados excelentes para o estado, que viu as fraudes diminuírem acentuadamente após o início das investigações e diligências desenvolvidas em Minas Gerais e vários estados da federação. As operações eram coordenadas pela Superintendência Geral e utilizava policiais de várias unidades da capital.

Operações em Desterro de Entre Rios

 

Diligências em outros estados e países.

       Brasília-DF                                                         Porto Alegre-RS                                          Argentina                                                         

 Salvador. BA                                                                                                                            

 

A Lei Complementar nº 113, de 2010, estabeleceu nova estrutura para os quadros da Polícia Civil mineira, extinguindo a Superintendência Geral e criando em seu lugar a Superintendência de Investigações e Polícia Judiciária.

 

 

 

 

 

 

2011 História da SGPC. Superintendência Geral de Polícia Civil. © 2012 - Cyberpolicia: História da Polícia Operacional Investigativa
Powered by Joomla 1.7 Templates, read web hosting reviews