História da Guarda Civil II. O Fim de uma Instituição

Imprimir

          Neste espaço, inserimos algumas fotos do Acervo Digital Cyber Polícia, onde são registradas participações da Guarda Civil em diversos desfiles e eventos antes de sua extinção. Observa-se a elegância dos Guardas Civis e a importância que a população dava para esses eventos, com frequência acentuada de pessoas para acompanhar de perto as viaturas oficiais, policiais e crianças do Colégio Ordem e Progresso que abrilhantavam os desfiles. As duas primeiras fotos são do final da década de 20. Nas décadas de 50 e 60, são encontrados mais registros desses eventos da Guarda Civil, principalmente nos desfiles que ocorriam na Avenida Afonso Pena, conforme verificamos nas imagens abaixo.


Os Desfiles nas décadas de 50 e 60.

  


O FIM DE UMA INSTITUIÇÃO

 

          Aqui registramos o fim da Guarda Civil, ocorrido em Março de 1970, após o Decreto do General Castelo Branco. Naquele momento a Polícia Civil perdia um de seus mais importantes seguimentos, o fardado. Um apoio fundamental para as atividades investigativas e que detinha uma grande credibilidade da sociedade mineira. Observamos nas últimas fotos da solenidade de encerramento das atividades da Guarda Civil, a presença marcante de autoridades como Helvécio Arantes, José Resende de Andrade e Cid Nelson Safe da Silveira, dentre tantos outros, além de grande multidão que fora assistir o fim de uma instituição, que acima de tudo, era amada pelo povo mineiro.


PREPARATIVOS


          Os Preparativos para a solenidade de extinção. Guarda Civis comparecem à Rua Uberaba com Gonçalves Dias. As chamadas são feitas e tem início a organização do evento. Guarda Civis perfilados. O povo e a imprensa. A banda de música e a marcha de apresentação.

 


A Solenidade

          Presença de diversas autoridades, dentre elas: Secretário Murgel, Delegados Helvécio Arantes, José Resende de Andrade, Cid Nelson Safe e Fábio Bandeira.

 

No quadro negro, no pátio da solenidade, a melancólica mensagem de um guarda civil:

          "Despedida da Guarda Civil. Depois de 65 anos de bons serviços prestados em nosso estado, foi extinta por um decreto do Presidente da República, a Guarda Civil de Minas Gerais e no dia de março de 1970, com a presença do Secretário de Segurança Pública, despede-se a Guarda Civil".

 

http://www.cyberpolicia.com.br/index.php/historia/decadas/164-primeiras-decadas

http://www.cyberpolicia.com.br/index.php/orgaos-operacionais/188-guarda-civil

 

2011 História da Guarda Civil II. O Fim de uma Instituição. © 2012 - Cyberpolicia: História da Polícia Operacional Investigativa
Powered by Joomla 1.7 Templates, read web hosting reviews