História da Inspetoria de Veículos-DET

Imprimir

                                                                                                     

          O serviço de transito em Minas Gerais começou a ser formalmente disciplinado e ter sua efetiva fiscalização no princípio do século XX, quando da criação da Inspetoria de Veículos. Posteriormente se transformou em DET e atualmente DETRAN. As duas primeiras imagens são de 1928 e registram os oficiais, à frente dos fiscais e as motos Triumph, utilizadas na atividade de transito. Os fiscais eram Guarda Civis emprestados para a Inspetoria de Veículos. A terceira foto é um registro da Revista "O Cruzeiro", de 1958, demonstrando a modernização da Polícia civil mineira na administração do Governador Bias Fortes e seu indicado para a Secretaria de Segurança, o escritor Paulo Pinheiro Chagas. Foi a revolução na área de segurança pública no final da década de 50, reconhecida por uma revista de grande circulação nacional.


 

 

          Abaixo são postadas algumas imagens dos Guardas que serviam à Polícia montada, também responsável pela fiscalização, assim como, a Guarda Mirim, que na década de 60 também auxiliou a fiscalização de transito.

 

          As imagens a seguir são de diversos momentos do DET: Fiscais, policiamento de transito, perfilados, desfile na Semana do Transito, fiscais no Paissandú e em solenidades diversas. O desfile de motos Harley Davidson retrata os tempos idos da década de 60, da Avenida do Contorno, esquina de Avenida Francisco Sales.
 

 
   
   

   Abaixo dois flagrantes de acidentes de trânsito com a participação de fiscais do DET nas ocorrências. À direita, José dos Santos, o "Zé do Facão".


          Nesta série: policiais do DET em diligências no interior. Desfiles (Avenida João Pinheiro e Cristovão Colombo).

 


             Registramos diversos momentos do DET e antiga Inspetoria de Trânsito através do acervo digital do www.cyberpolicia.com.br. Fotos de 1928, 1930, 1936, 1946, 1949, 1954, 1958, 1963, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968 e 1969.  Observamos nas fotos os Desfiles  da Semana do trânsito que percorriam a Avenida Afonso Pena, do Contorno e Cristovão Colombo. A Perícia de trânsito, os fiscais do DET Jaci de Abreu, Osvaldo, Mário Maia, Zé dos Santos, Lauro, Inspetores José Egídio Pereira, Fidélis. José Geraldo Marinho, Pimentel, Perito Flávio Tito, Delegados Helvécio Arantes, Fábio Alvin e Michelani dentre outros. 

          Também são registrados diversos fiscais de transito com suas motocicletas. Foram inseridas ainda, antigas plaquetas de identificação para licenciamento de veículos que começaram a ser utilizadas pelo DET. 

 

 

                 A última foto registra a inauguração do moderno prédio do DET, na Avenida João Pinheiro, projeto do visionário e dinâmico Governador Bias Fortes, conforme maquete registrada na revista "O Cruzeiro", de 1958.

 

Carteira Nacional de Habilitação, do guarda civil João de Deus Castro, em 1946, do então Serviço Estadual de Trânsito.

 

Carteira Nacional de Habilitação, do detetive Nilton Ferreira Bittencourt, assinada pelo Delegado José Resende de Andrade, chefe do novo órgão, o DETRAN, em 1974.

 

 

 

 

 

2011 História da Inspetoria de Veículos-DET. © 2012 - Cyberpolicia: História da Polícia Operacional Investigativa
Powered by Joomla 1.7 Templates, read web hosting reviews