História das Viaturas Policiais de MG

Imprimir

                                                                               VIATURAS POLICIAIS DE MINAS GERAIS

           Abaixo, viaturas policiais de 1930 para transporte de policiais e condução de presos. Pertenciam à Guarda Civil e tinha o nome de Socorro Policial. A parte de trás da viatura era dividida em dois compartimentos para as prisões e escolta do conduzidos. Observa-se por uma janela na parte traseira da primeira viatura, um policial observando de seu compartimento.




         
Neste espaço registramos veículos usados pela Polícia Civil de Minas Gerais na capital no interior do estado. Interessante observar a evolução dos meios de transportes policiais desde as primeiras décadas do século XX. Um detalhe observado, que faz parte da história policial mineira é a presença de policiais militares dirigindo as viaturas da Polícia Civil até alguns anos atrás. A falta de policiais civis no interior implicava numa grande interação e cooperação entre as duas instituições através do delegado e militares. O projeto de integração atual, nada mais é do que uma repaginação do trabalho conjunto, de outrora, no interior do estado. Mostra também, que, de pouco mais de duas décadas, para trás, a PM, em muitas cidades do interior, não possuíam viaturas e por isso dependiam da Polícia Civil para seus deslocamentos e diligencias.

 
          Aqui são registradas as fotos do antigo rabecão de 1930 e a ambulância de 1935, do Pronto Socorro Policial. Veículos de transporte de presos para trabalho em construções. O caminhão na fundação do Departamento de Investigações, em 1956 e o início das GMCs na Guarda Civil (Acima). Nas fotos da primeira seção abaixo, o caminhão de transporte de Guarda Civis, desfile de GMC, Rabecão GMC, e o início da Willys na frota policial.

           
          O Jeep e a Rural Willys foram outros veículos que tiveram importante atuação no interior do estado pela sua robustez. A geração Fusca predominou por mais de três décadas no interior de Minas, incluindo a aquisição de algumas Brasílias. Com esse veículo, a Polícia Civil conseguia ir aos locais mais inóspitos e enfrentar as intempéries nas estradas onde só tinha acesso no lombo de burros e cavalos. Era o carro valente para as chuvas, morros, poeira e barro da região rural.

         

         A Chevrolet, com as C 14 e C 10 incorporou a frota da Polícia nos anos 70, assim como a Fiat, através de seus primeiros 147. Também na década de 70, os possantes Dodge Dart e Charger RT fizeram parte de algumas unidades policiais (Metropol, Furto de Veículos e Divisão de Tóxicos) e faziam frente a qualquer perseguição a bandidos.


          A partir da década de 80 e 90 houve uma diversificação de marcas de veículos adquiridos pela Polícia Civil de Minas, dentre elas a própria Chevrolet, Ford, Fiat, Land Rover e outros.


Transportes policiais inusitados, diferentes, ao longo do tempo.

          Registramos alguns veículos e meio de transporte transportes usados por diversas instituições, ou por policiais em diligencias, com características diferentes ou inusitadas em relação aos demais. Muitas circunstancias obrigam o policial ao improviso pela falta de estrutura ou condições no momento da ação. Em outros países desenvolvidos, a situação pode ser bem diferente, ao depararmos com modelos Top de linha em uso por policiais.

 





 


                                                           O vídeo abaixo registra veículos policiais de vários países do mundo. 

 

O Transporte de Presos ao Longo da História

 

          Desde que as policias se instituíram como força de repressão ao crime, também buscaram se adequar ao enfrentamento e as necessidades de logística para a estrutura de condução e recambiamento de presos. Dentro desse contexto apresentamos algumas fotos encontradas em nosso acervo digital, de transporte de presos que marcaram época.

                                                                           

 

ALGUMAS VIATURAS POLICIAIS AMERICANAS DA DÉCADA DE 70

 

                     

2011 História das Viaturas Policiais de MG. © 2012 - Cyberpolicia: História da Polícia Operacional Investigativa
Powered by Joomla 1.7 Templates, read web hosting reviews