ELAINE MATOZINHOS

Imprimir
Categoria: Grandes Policiais da História
Data de publicação

                                                        

          Uma excepcional policial, que desbancou todos os estigmas e preconceitos em relação à profissão exercida por uma mulher na repressão criminal. E sua bandeira de vida foi justamente a defesa da mulher em todos os sentidos. E o fez com grande competência.

        Iniciou sua carreira na década de 70, aos 23 anos de idade, em meio ao turbilhão do Governo Militar e o terrorismo dos grupos de esquerda, como titular da então Delegacia de Costumes, conforme foto abaixo, com seus policiais da época. Trilhou uma carreira impecável como delegada e deixou seu nome nos anais da Polícia Civil de Minas Gerais com louvor e merecimento.

           

          Nas imagens a seguir, registramos Elaine Matozinhos ao lado de seus antigos colegas de carreira: Antonio Lucena e Ivete Braúna, dentre outros. A outra imagem, de 1987, ela descerra a placa de inauguração da primeira Delegacia de Mulheres e Idoso do Estado de Minas Gerais. Ao seu lado, o Secretário José Resende De Andrade e o Governador Hélio Garcia.

 

Segundo a  Wikipédia.

Elaine Matozinhos Ribeiro Gonçalves 

Após aprovação em Concurso Público, Elaine Matozinhos foi nomeada Delegada de Polícia com apenas 23 anos de idade. Foi a Delegada mais jovem de história da Polícia Civil em Minas Gerais e a primeira a chegar ao final de carreira, ainda na ativa, no Estado.

Elaine Matozinhos representou o Estado de Minas Gerais junto ao Conselho Nacional dos Direitos da Mulher do Ministério da Justiça (1990 – 1993) quando coordenou todo o combate à violência contra a mulher no País, acompanhou os trabalhos desenvolvidos pelas Delegacias de Mulher e trabalhou pela ampliação das referidas Unidades Policiais. Em julho de 1990 foi indicada para representar o Brasil na Reunião Interamericana de Consulta Sobre a Mulher e a Violência da OEA, em Washington D.C, reunião preparatória da elaboração da Convenção Interamericana para Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, documento este, que o Brasil é signatário e um dos sustentáculos do Projeto de Lei n˚4559/2004 que culminou na sanção da Lei 11340/06, conhecida como Lei Maria da Penha. 

 

 

2011 ELAINE MATOZINHOS. © 2012 - Cyberpolicia: História da Polícia Operacional Investigativa
Powered by Joomla 1.7 Templates, read web hosting reviews